Foto[Saiba tudo sobre a profissão e o curso de Enfermagem]
Saiba tudo sobre a profissão e o curso de Enfermagem

Decidiu cursar Enfermagem, mas não sabe muitos detalhes da graduação? Então confira agora tudo sobre Enfermagem e saiba o que você sempre quis saber sobre a profissão!

A principal função do enfermeiro é cuidar das pessoas, ajudando na recuperação de pacientes. Suas principais atividades serão cuidar dos doentes e acompanhar a evolução do quadro clínico dos mesmos.

Você que quer trabalhar promovendo a saúde, fazendo curativos, aplicando injeções, atuando em serviços de emergência a até mesmo liderando equipes, saiba que a área de saúde é a melhor escolha. Por isso separamos as principais informações sobre o curso, para que você saiba tudo sobre Enfermagem.

Como é a atuação do enfermeiro

Conforme já falamos acima, a principal função desse profissional é promover a saúde, para isso ele pode atuar em diversos locais. Os ambientes mais tradicionais para o enfermeiro trabalhar são os hospitais, as clínicas ou serviços domiciliares. Também pode atuar em parceria com outros profissionais, como nutricionistas, médicos e psicólogos.

No campo da saúde coletiva o enfermeiro atua nas comunidades, onde ele trabalha na prevenção de doenças ou desenvolvendo trabalhos educativos.

Principais atividades do enfermeiro

Coleta dados para entender o estado de saúde do paciente.
Definir a conduta a ser seguida pela equipe de enfermagem.
Cuidar da higiene dos pacientes.
Cuidar da alimentação dos pacientes.
Administração os remédios definidos previamente.
Fazer curativos.
Ministrar aulas teóricas e práticas em cursos profissionalizantes (para licenciados).

Áreas de atuação para o profissional de Enfermagem

Enfermagem estética: trabalhar em clínicas de estética, auxiliando em procedimentos estéticos.

Enfermagem forense: auxiliar nas investigações de crimes.

Enfermagem geral: liderar equipes de enfermagem no atendimento aos pacientes.

Enfermagem geriátrica: atuar em domicílio, clínicas, hospitais ou casas de repouso atendendo idosos, doentes ou não.

Enfermagem médico-cirúrgica: prestar auxílio no pré e pós-operatórios dos pacientes.

Enfermagem obstétrica: auxiliar gestantes, parturientes e lactantes.

Enfermagem offshore: trabalhar em navios e plataformas marítimas de petróleo.

Enfermagem pediátrica: acompanhar o desenvolvimento de crianças.

Enfermagem psiquiátrica: auxiliar no tratamento de pacientes com algum distúrbio psicológico.

Enfermagem de resgate: atuar junto a equipes de resgate.

Enfermagem de saúde pública: orientar a comunidade a respeito da prevenção de doenças. Atender pacientes em centros de saúde, hospitais, escolas e creches.

Enfermagem do trabalho: oferecer atendimento ambulatorial nas empresas e acompanhar programas relacionados a saúde dos funcionários.

Ensino: ministrar aulas e orientar projetos de pesquisas. Para ministrar aulas será necessário formação no curso de licenciatura.

Pesquisa clínica: pesquisar e implementar projetos referentes ao desenvolvimento de drogas e estudos epidemiológicos e genéticos.

Como é o curso de Enfermagem

Serão ministradas matérias das áreas de ciências biológicas, administração, psicologia e sociologia.

Algumas das disciplinas estudadas serão: anatomia, saúde coletiva, saúde da mulher, parasitologia e farmacologia. A partir do segundo ano, o aluno começa a se envolver mais com a parte prática da profissão. Você vai ter a oportunidade de atender pacientes e cuidar de enfermarias.

Nos cursos de licenciaturas serão aplicadas ainda disciplinas voltadas para metodologias de ensino.O estágio supervisionado, assim como o trabalho de conclusão são obrigatórios.

Como é o estágio em Enfermagem

Quando chegar o semestre em que é permitido realizar os estágios, você poderá estagiar em hospitais, unidades de saúde, prontos-socorros, laboratórios de enfermagem, em campanhas de vacinação.

Nos estágios você vai viver experiências únicas e desenvolverá habilidades e competências técnicas e científicas essenciais para a profissão.